Desde o ano de 2003 sendo pioneira nesta especialidade a ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DE RONDA ALTA oferece cuidado hospitalar para pessoas com transtornos mentais e/ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, para que sejam realizadas a avaliação diagnóstica e a discriminação de patologias somáticas e/ou psiquiátricas; manejo de situações de crise e/ou vulnerabilidade extrema que apresentem risco de vida para o usuário.
Para uma melhor eficácia no tratamento contamos com um quadro clínico especialmente direcionado para essa ala, com Médico Psiquiatra Guilherme ...., Médico Clínico Luciano Borges de Moreira, Psicólogo Cristian da Silva Mateus, Enfermeira Juliane Valerius, Assistente Social Joana de Almeida, equipe de técnicos de enfermagem e monitor realizando atendimento individual e terapias em grupo com oficinas de artesanato, música, oração, videoterapia, piquenique, campanhas de conscientização e festividades dentre outras.
Em média, a internação dura entre 21 e 30 dias, período em que os pacientes são assistidos por equipe multidisciplinar, composta por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem e terapeuta ocupacional.
As internações de pacientes pelo Sistema Único de Saúde – SUS são reguladas pelo Sistema Nacional de Regulação – SISREG. Além disso, o setor recebe internações por convênios e particulares.
Horário de Visitas: Quarta, das 14h às 16h
A Unidade de Pronto Atendimento 24h da ATRA é destinada ao atendimento de emergências e urgências médicas, casos de baixa complexidade sem agendamento prévio de consulta, mas que necessitem de atendimento rápido.
A ATRA dispõe de Unidade de Pronto Atendimento com espaço para triagem, sala de procedimentos, sala de emergência, sala de curativos e sala de observação, com equipe multiprofissional, o que permite o atendimento ágil. Oferece ainda suporte para a realização de exames e medicações.
O Centro de diagnóstico possui 03 setores: radiologia, eletrocardiograma e exames de endoscopia e colonoscopia.
No setor de radiologia temos 02 equipamentos de Raio X, um fixo localizado em sala própria e o Raio X móvel que possibilita realizar o exame no leito do paciente ou no centro cirúrgico. Os exames são realizados por dois profissionais Técnicos em Radiologia Aline Conterato e Jonas Ramos e com laudo do médico radiologista Dr. Claiton Perrazoli.
Realiza exames em pacientes internados ou em situações de emergência, proporcionando um resultado imediato para melhor avaliação do profissional médico. Com sala no setor de emergência para casos urgentes e no centro de diagnóstico para exames eletivos agendados.
Exames realizados:
Possui equipe técnica especializada para a realização de exames endoscópicos. A partir de rigorosos processos de desinfecção, os aparelhos usados nos procedimentos estão livres de contaminação.
Exames realizados:
Agendamentos pelo WhatsApp (54)3364-2145 no horário das 8h às 17h
O Centro Cirúrgico do Hospital ATRA está preparado para a realização de procedimentos de média e baixa complexidade. Com profissionais capacitados em diversas especialidades, seja da área médica ou multiprofissional.
Horário de Funcionamento (Setor de Internações):
Segunda a sexta-feira – 7:30min às 17h
O contato com o Setor de Internações do ATRA pode ser feito pelo e-mail: internacao@hospitalatra.com.br ou pelo WhatsApp (54) 3364-2345
Domingos e feriados o atendimento é realizado na Unidade de Pronto Atendimento.
O CME é uma unidade de apoio técnico a todas as unidades assistenciais, é responsável pelo processamento dos artigos, como instrumental, roupas cirúrgicas, etc. Esse processamento envolve: a limpeza, o preparo do artigo, o preparo da carga de esterilização, a esterilização, a guarda e distribuição dos artigos a todas as unidades consumidoras da instituição.
A Resolução RDC nº 307, de 14 de novembro de 2002 (Brasil, 2002), considera o CME uma unidade de apoio técnico, que tem como finalidade o fornecimento de artigos médico-hospitalares adequadamente processados, proporcionando, assim, condições para o atendimento direto e a assistência à saúde dos indivíduos enfermos e sadios.
A Agência ou Unidade Transfusional é um serviço de Hemoterapia Intra-hospitalar que tem como principal objetivo o armazenamento de hemocomponentes e a realização de exames imunohematológicos. Também são responsáveis por compatibilizar o sangue entre doador e receptor, liberando para transfusões os componentes celulares compatíveis.
O Comitê Transfusional auxilia aos demais profissionais desde o encaminhamento do pedido até o momento da Transfusão aos pacientes internados em nossa instituição bem como condutores treinados para o transporte do sangue do Hemopasso de Passo Fundo até a instituição.
O Hospital ATRA possui um laboratório equipado com aparelhos próprios de última geração. Os exames laboratoriais têm um papel importante nas diversas etapas da investigação epidemiológica, pois auxilia diretamente no diagnóstico de infecções e na identificação de pacientes com infecção ou colonização. Os exames são realizados pelas profissionais Biomédicas Pamela Inhanha, Marina Martineli e Suelen Brunetto.
O Ambulatório de Especialidades do Hospital ATRA atende as secretarias de saúde que integram a 15° Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O agendamento de consultas é realizado exclusivamente através das secretarias municipais de saúde.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira (8h às 17h).
Documentos necessários: SISREG (Sistema Nacional de Regulação), CPF, RG e Cartão SUS.
Os ambulatórios prestam assistência multiprofissional, através de consultas agendadas com o intermédio das Secretarias de Saúde dos municípios que integram a 15ª CRS. E atendimento particular.
O Centro Ambulatorial contempla três consultórios médicos, realiza atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Ortopedia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Proctologia, Ginecologia e Obstetrícia, Urologia e psiquiatria.
Contato: 54 3364-2345
Oferece aos pacientes, internações em quartos privativos e enfermarias.
Os profissionais de enfermagem atuam na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças nas pessoas e comunidades, além de lidar diariamente com o cuidado humano, seja com sua saúde e bem-estar ou em área de pesquisa e ensino. A enfermagem é uma categoria fundamental para os serviços de saúde. Seja para auxiliar os profissionais da medicina, na assistência aos pacientes com amor e humanização.
A farmácia hospitalar atua como um importante centro de distribuição e controle de medicamentos bem como de normatização de germicidas e esterilizantes. A equipe da farmácia interna conta com farmacêutica responsável, auxiliar farmacêutico e analista de estoque.
A lavanderia hospitalar é um dos principais serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, responsável pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas às unidades do hospital. O serviço de lavanderia e rouparia é de suma importância para o bom funcionamento da unidade, pois a eficiência de seu funcionamento contribuirá para a redução das infecções hospitalares.
A limpeza é um dos elementos primários e eficazes nas medidas de controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções, pois está diretamente ligada à remoção da sujidade e contaminação dos artigos e das superfícies do hospital, como forma de garantir aos usuários uma permanência em local asseado e em ambiente com menor carga de contaminação possível, isto contribui para reduzir a possibilidade de transmissão de infecções, oriundas de fontes inanimadas. A higienização hospitalar é fundamental para que pacientes e funcionários trabalhem com saúde e qualidade.
O serviço de cozinha atua como integrante da cadeia epidemiológica das infecções veiculadas por alimentos, uma vez que são várias as doenças causadas por contaminação alimentar, que podem resultar em infecção cruzada ou intoxicação, decorrentes da estocagem e da manipulação inadequada dos alimentos. Tem como característica a prestação diária ininterrupta e contínua do atendimento aos pacientes e as atividades neles desenvolvidas exigindo exatidão, rapidez e sincronia da equipe. O atendimento ao paciente é individualizado respeitando os seus hábitos e outras questões culturais, mesmo diante da necessidade de restrições dietéticas severas.
Serviço de nutrição e diética um serviço que objetiva cuidar da dietoterapia de pacientes internados prescrevendo dietas e desenvolvendo planos de cuidados nutricionais adequados para indivíduos sadios ou enfermos. A nutrição clínica e hospitalar atua de acordo com o quadro clínico do paciente, que quando é mais grave exige um atendimento diário ou a cada dois dias. Enquanto isso, outros casos podem requerer apenas um atendimento semanal mais completo, incluindo reavaliações do estado nutricional. Aline Hert - Nutricionista da ATRA atua na instituição na elaboração de cardápios, assistência nutricional, protocolos técnicos, prescrição diética aos pacientes internados, prontuário eletrônico e evolução nutricional.
O serviço de zeladoria visa resolver de forma eficiente os problemas de manutenção predial da instituição. O responsável por esses serviços é o zelador. É ele quem acompanha todas as atividades no hospital e zela pela conservação e manutenção da estrutura, boa limpeza do pátio e jardim da instituição.
A equipe de recepção é parte integrante de uma equipe de saúde de alta performance. Afinal, é por meio da recepção que ocorre o primeiro contato de pacientes com as instituições de saúde. É com estes profissionais que os clientes e pacientes terão o seu primeiro acolhimento e receberão informações individualizadas. Um atendimento humanizado e ético prestado faz toda a diferença para a conquista e a fidelização dos clientes.
Esse setor tem por finalidade realizar os agendamentos de consultas e procedimentos ambulatoriais e de internação hospitalar, informando aos clientes os tipos de convênios e forma de pagamento. Também é responsável pelo faturamento interno de todos os convênios dos serviços prestados.
O aprendiz é um profissional recém-inserido no mercado de trabalho onde as empresas de diversos setores procuram para auxiliá-lo no aperfeiçoamento da área escolhida. A tarefa do aprendiz, na maioria das vezes, é de caráter administrativo e tem como papel principal exercer o aprendizado, mostrar os desafios e encaixá-lo na rotina de trabalho. No Brasil, o aprendiz é amparado pela lei do Aprendiz, aprovada no ano 2000 e regulamentada em 2005. É perante ela que regem os limites de funções, a proteção e tudo que se trata sobre os trabalhadores dessa classe. Segundo a lei, é considerado aprendiz o trabalhador com idade entre 14 e 24 anos vinculado a um contrato de aprendizagem. Além disso, a lei descreve que a contratação deste profissional é obrigatória para empresas de médio e grande porte, que devem ter um em seu quadro de funcionários de 5% a 15% dos cargos ocupados por eles. Já a jornada de trabalho para os aprendizes também deve ser menor do que a prevista pela CLT. As normas legais declaram que esses profissionais não podem ultrapassar seis horas de carga horária, exceto aqueles que tenham completado o ensino fundamental e se no tempo de trabalho estiverem incluídas as aulas teóricas.
O setor administrativo tem um trabalho complexo e atua em muitas frentes ao mesmo tempo. Com apoio das áreas de contabilidade, financeiro, departamento pessoal, recursos humanos e direção administrativa, esse setor planeja, organiza, coordena e supervisiona as atividades administrativas e burocráticas dentro da instituição. O setor Administrativo planeja em conjunto com a diretoria executiva as receitas e despesas da instituição através de convênios e contratos de captação de recursos com os órgãos municipais, estadual, federal e Instituição Privadas.
As Comissões Internas são ferramentas que auxiliam na gestão da Associação dos Trabalhadores de Ronda Alta e podem ser permanentes ou temporárias, considerando as normas, diretrizes e legislações vigentes e pertinentes à área hospitalar. O objetivo comum destas comissões é a melhoria dos processos de trabalho na instituição, seja elaborando planos ou implantando e fiscalizando ações, priorizando sempre a aplicação de boas práticas.
As Comissões são formadas por grupos de trabalhadores das mais diversas áreas, conforme regulamentos e normas específicas, publicados em Portarias. Atualmente a Associação dos Trabalhadores de Ronda Alta - ATRA conta com as seguintes Comissões Internas:
Implementado no ano de 2018 o Núcleo de Segurança do paciente é responsável por promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente, proporcionando aos profissionais e pacientes maior segurança no processo de internação.
A Comissão de Controle e Infecção Hospitalar tem por finalidade estabelecer diretrizes para nortear as ações referentes à prevenção e controle das infecções hospitalares. Tendo pactuado no contrato com o Estado do Rio Grande do Sul o índice de -0,2% de infecção hospitalar na instituição. Em 2019 o índice foi de 0,00% não havendo nenhum caso de infecção. Possui uma equipe treinada que realiza as desinfecções hospitalares bem como participam das reuniões mensais para levantamentos de dados a administração e Coordenadoria Regional de Saúde.
A Comissão de Revisão de Óbitos tem como objetivo analisar os óbitos, os procedimentos e condutas profissionais realizados na instituição, bem como a qualidade de informações dos atestados de óbitos. A comissão é composta por dois médicos do corpo clínico e um enfermeiro que realizam reuniões mensais para avaliação de todos os óbitos ocorridos no período.
A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Promove reuniões mensais para avaliação das rotinas dos setores do hospital e promove todo ano a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma semana especial com foco em mostrar e conscientizar os funcionários sobre quais são os atos de segurança necessários nos locais de trabalho que podem ser fundamentais para a realizações dos trabalhos de forma normal, bem como o uso correto de EPIS (equipamento de prevenção individual). Composta por oito componentes sendo quatro indicados pela direção e quatro eleitos pelos próprios colaboradores.
Todas as compras de custeio e investimento da Associação dos Trabalhadores de Ronda Alta são autorizadas pela comissão de compras e custos. Sua função é suprir as necessidades de materiais de consumo e serviços, móveis e equipamentos, com planejamento quantitativo que satisfaz no momento certo as reais necessidades, verificando o recebimento e lançamento de estoque e de patrimônio. Todo esse processo é avaliado juntamente com o departamento financeiro, para uma maior segurança financeira no momento da compra.
A gerencia do serviço de enfermagem implica no envolvimento com trabalho, pessoas e ambiente; com relacionamento interpessoal, produção e avaliação de serviços; tomada de decisões, na comunicação efetiva e eficaz, na elaboração de escalas de serviço, passagem de plantão, na realização de registros técnicos adequados, na capacitação e desenvolvimento de pessoal, nos custos relacionados ao processo de cuidar. Todos esses aspectos devem ser estabelecidos e continuamente revisados para que a excelência do serviço prestado seja mantida.